Última actualização em 25-06-2009
Bob Dylan - Cantor/compositor
David Bowie - Cantor/actor
Fernando Tordo - Cantor/compositor
Guilherme de Oliveira Martins - Político/professor
Jim Morrison - Cantor/compositor
José Viana - Actor
Luís Amado - Político/economista
Nuno Rogeiro - Jornalista/professor
Pal Sarkozy - Político
Paul McCartney - Cantor/compositor
Rui Jordão - Futebolista
Vladimir Putin - Político
O paradigma será sempre, a meu ver, o carteiro francês Ferdinand Cheval (1836-1924). Após o final da sua ronda diária de 32 km, Cheval utilizava materiais diversos, recolhidos durante o dia, para construir a pouco e pouco um palácio fantástico no seu quintal, em Hauterives – Drôme, no sul de França. Durante 33 anos (de 1879 a 1912), deu forma ao seu “Palácio Ideal”, sendo por isso considerado o “doido da aldeia”. Hoje, a sua obra é uma das principais atracções turísticas do Drôme, é admirado e recordado nos meios artísticos internacionais e os surrealistas consideraram-no um precursor do seu movimento..
.
A R T I S T A S
Antonio Rudolfo Oaxaca Quinn nasceu no México (Chihuahua) a 21 de Abril de 1915, no seio de uma família humilde. O pai, Frank Quinn, era irlandês e a mãe, Manuela Oaxaca, mexicana.
Começou a desenhar e a esculpir ainda em criança. Aos 11 anos, venceu um concurso estadual na California com um busto de Abraham Lincoln. Assinava então os seus trabalhos com o nome da mãe, Oaxaca.
A obra de Quinn reflecte as suas origens mexicanas, a influência europeia e as longas estadias em África e no Médio Oriente, em filmagens. Nos anos 80, iniciou a promoção internacional do seu trabalho com grandes exposições em New York, Los Angeles, Paris, Suíça, Cidade do México, Canadá, Korea, Áustria, Argentina. Hoje, o seu trabalho encontra-se representado em diversas colecções públicas e privadas um pouco por todo o mundo.
Quinn participou em mais de 200 filmes, peças de teatro (com particular sucesso na Broadway) e séries de televisão. Escreveu ainda dois livros de memórias, The Original Sin (1972) ae One Man Tango (1997), assim como uma série de contos que continuam inéditos.
Faleceu a 3 de Junho de 2001, aos 86 anos, em Boston, de cancro.
.
António Cavaco Silva, irmão mais novo do actual Presidente da República, nasceu em Boliqueime em 1947 e faleceu a 22 de Abril de 2010. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Pintor autodidacta, dedica-se também à escrita (“Memórias – Paixão de uma vida”, 2008). Sofre de uma doença degenerativa irreversível (esclerose lateral amiotrófica) e parte da receita da sua actividade de pintor/escritor reverte para instituições de beneficência, entre as quais a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer, e a Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer.
Em 1994, o cantor norte-americano Bob Dylan (n. 1941) publicou desenhos de sua autoria no livro Drawn Black. Esses desenhos serviram de base a 200 aguarelas e guaches que expôs 11 anos depois, no Museu de Arte de Chemnitz (cidade do Leste da Alemanha, terra natal de Karl Marx). Ficou a saber-se que Bob Dylan, então com 66 anos, se dedicou ao desenho e à pintura durante quatro décadas, em simultâneo com a actividade musical folk-rock. Ver obra "Auto-retrato".
A exposição em Chemnitz denominava-se “Séries de Desenhos Blank” e a pintura de Dylan caracteriza-se pelas cores vivas e vibrantes.
.
.
O músico, cantor e actor britânico David Robert Jones (n. 08/01/1947), David Bowie desde 1966, sempre foi um apaixonado por Arte mas só começou a pintar nos anos 70. Em 2000, criou um site na Internet para promover jovens artistas. Ver a sua obra "Child of Berlin".
.
.
Fernando Travassos Tordo nasceu a 29 de Março de 1948. Pinta desde 1990 mas considera-se “compositor e cantor de profissão". Em Julho de 2008, realizou a sua primeira exposição individual – “O Sol é Azul”, em Oeiras, composta por mais de 200 obras.
Copia pequenas partes de quadros de Picasso, Rothko, Velásquez e Caravaggio, e sobretudo Amadeu Souza-Cardoso, cuja vida e obra admira e estuda. Aprecia igualmente o figurativo e o abstracto.
Para além da pintura, Tordo também se dedica à poesia, tendo um livro publicado: “Quando Não Souberes Copia” (Campo das Letras, 2007)
GAO XINGJIAN - Pintura
O Prémio Nobel da Literatura de 2000, Gao Xingjian, é também pintor, uma faceta que vai recordando com exposições dos seus trabalhos. Em Junho de 2009, aos 69 anos, apresentou 70 trabalhos a tinta-da-china no Museu de Arte Contemporânea de Sintra (ver pinturas 1-2)
Antes do Nobel, o escritor foi obrigado a sair do seu país natal, a China, onde nasceu em 1940, após sofrer a censura, perseguições e até a prisão, acabando por se naturalizar francês.
.
Guilherme Waldemar Pereira de Oliveira Martins (n. 1952) já foi ministro da Educação (1999-2000) e das Finanças (2001-02), é actualmente (2009) presidente do Centro Nacional de Cultura, desde 2003, e presidente do Tribunal de Contas.
Mestre em Direito, professor universitário, gosta de livros e reuniu ao longo dos anos uma biblioteca que começou por ter apenas 12 volumes e possui hoje 14.000.
Desde jovem que desenha, preferindo as caricaturas.
O escritor e Prémio Nobel alemão (n. 1927) também desenha e pinta, tendo realizado exposições em vários países, inclusive Portugal.
.
JIM MORRISON – Desenho
.
James Douglas Morrison (1943-1971), vocalista dos Doors, era um admirador do expressionismo abstracto e realizou alguns desenhos inspirados na obra de Jackson Pollock.
JOSÉ VIANA – Pintura
.
José Maria Viana Dionísio nasceu em Lisboa a 6 de Dezembro de 1922. Desenhava e pintava desde criança e entrou para o teatro como figurinista e cenógrafo.
Estreou-se nas exposições em 1947, na famosa Exposição Geral de Artes Plásticas da Sociedade Nacional de Belas Artes. Em 1955, expôs trabalhos seus em Benguela, Lobito e Luanda. Acabou por seguir a carreira de actor, tornando-se popular pelas suas interpretações no teatro de revista, cinema e televisão. “Pintor às vezes” (Natália Correia), só no final dos anos 80 realizou a sua primeira exposição individual (Galeria Fonte Nova, Lisboa, 1987), após deixar o teatro. Dedicou-se principalmente à pintura até à morte, em 08 de Janeiro de 2003, num acidente de viação.
.
.
LUÍS AMADO – Escultura
Em 2008, durante a visita da comitiva presidencial ao local de baptismo de Jesus Cristo, na Jordânia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, confessou que, sempre que visitava locais históricos, levava uma pedra para fazer uma escultura. “Tenho trazido pedras de todos os sítios históricos importantes onde vou, incluindo as pirâmides do Egipto.” (Diário de Notícias, 18/02/2008).
Em Junho de 2008, aos 80 anos, iniciou a sua carreira artística com uma vistosa exposição individual em Madrid. Quem tratou do catálogo foi Inés, a sua actual esposa.
Patti Smith conviveu com Allen Ginsberg ou de William S. Burroughts, poetas da "beat generation" cujos ensinamentos a marcaram profundamente, e viveu com o fotógrafo Robert Mapplethorpe – que assinou uma das mais fascinantes fotografias conhecidas da cantora-artista.
Começou a pintar nos anos 80. A sua pintura é, segundo o próprio, muito semelhante à de Willem De Kooning (1904-1997). Apesar de ter nascido em Roterdão, Holanda, De Kooning foi uma figura de proa do expressionismo abstracto americano, exprimindo emoções intensas de forma dinâmica, num equilíbrio entre figurativo e abstracto. Também tem realizado alhumas esculturas em madeira.
.
Nascido em Benguela (Angola), Rui Manuel Jordão possui nacionalidade portuguesa. Em 2000, concluiu o curso de pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa (SNBAL). Frequentou também o Curso de Modelagem, ministrado pelo escultor Sebastião Quintino, e o atelier livre de pintura, com o pintor Jaime Silva. Participou em várias exposições colectivas na SNBAL (desde 1998 até 2001), Banco de Portugal, Bienal de Amarante /3º Prémio Amadeu de Sousa Cardoso, Galeria Magia e Imagem (Lisboa), Bienal do Montijo, Casa do Marquês (Algés), Galeria Municipal de Óbidos (2002), Museu do Vinho da Bairrada (Anadia, 2008).
Em 2000, realizou a sua primeira exposição individual na Casa do Marquês (Algés). É fundador do grupo Metamorfosis.
.
Em 2008, várias celebridades russas foram convidadas a realizar obras artísticas para serem leiloadas em São Petersburgo, em Janeiro de 2009, a favor de obras sociais.
O quadro intitulado "Arabesco", do ex-Presidente e actual Primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin tornou-se, nesse leilão, o quadro mais caro jamais vendido no país: 827 mil euros. Foi adquirido por uma galeria de arte.
Vladimir Putin nasceu em São Petersburgo a 7 de Outubro de 1952 e terá sido a primeira vez que pintou um quadro.
Sem comentários:
Enviar um comentário