terça-feira, 3 de março de 2009

PROVÁVEIS ARTISTAS PROVÁVEIS



Última actualização em 25-06-2009

Sumário
Introdução / Ferdinand Cheval - Carteiro
Anthony Quinn - Actor
António Cavaco Silva - Engenheiro
Bob Dylan - Cantor/compositor
David Bowie - Cantor/actor
Fernando Tordo - Cantor/compositor
Gao Xingjian - Escritor (Prémio Nobel)
Guilherme de Oliveira Martins - Político/professor
Günther Grass - Escritor (Prémio Nobel)
Jim Morrison - Cantor/compositor
José Viana - Actor
Luís Amado - Político/economista
Nuno Rogeiro - Jornalista/professor
Pal Sarkozy - Político
Patti Smith - Cantora/compositora
Paul McCartney - Cantor/compositor
Rui Jordão -
Futebolista
Vladimir Putin
-
Político


São muitos os casos de personalidades de diversas áreas com alguma actividade regular no âmbito das artes plásticas, que “arriscaram” a expor as suas obras. E como diria o pintor João Dixo, “quem expõe, expõe-se”.

O paradigma será sempre, a meu ver, o carteiro francês Ferdinand Cheval (1836-1924). Após o final da sua ronda diária de 32 km, Cheval utilizava materiais diversos, recolhidos durante o dia, para construir a pouco e pouco um palácio fantástico no seu quintal, em Hauterives – Drôme, no sul de França. Durante 33 anos (de 1879 a 1912), deu forma ao seu “Palácio Ideal”, sendo por isso considerado o “doido da aldeia”. Hoje, a sua obra é uma das principais atracções turísticas do Drôme, é admirado e recordado nos meios artísticos internacionais e os surrealistas consideraram-no um precursor do seu movimento..

.

.
O que se segue é um projecto em construção, sujeito a posteriores actualizações. A data da última actualização é referida logo no início.


A R T I S T A S
.
ANTHONY QUINN - Pintura e escultura
.
Mundialmente conhecido e admirado como actor, vencedor de dois Óscares de Melhor Actor Secundário (“Viva Zapata”, 1952, e “Lust for Life”, 1956), Anthony Quinn foi também um talentoso pintor e escultor. Desde criança até à sua morte, em 2001, construiu um currículo artístico consistente, produzindo e expondo regularmente obras de grande sensibilidade e compreensão do seu tempo, enquanto interpretava na grande tela personagens de traços fortes e quase rudes, como em “La Strada”, de Fellini (onde desempenhou o papel de Zampano), “Zorba, O Grego”, “Viva Zapata”, “Lawrance da Arábia”, “Lust for life” (na melhor interpretação em cinema do inadaptado Gauguin), “Os Canhões de Navarone” (interpretando um combatente da resistência grega), ou “Barrabás”.
Antonio Rudolfo Oaxaca Quinn nasceu no México (Chihuahua) a 21 de Abril de 1915, no seio de uma família humilde. O pai, Frank Quinn, era irlandês e a mãe, Manuela Oaxaca, mexicana.
Começou a desenhar e a esculpir ainda em criança. Aos 11 anos, venceu um concurso estadual na California com um busto de Abraham Lincoln. Assinava então os seus trabalhos com o nome da mãe, Oaxaca.

A obra de Quinn reflecte as suas origens mexicanas, a influência europeia e as longas estadias em África e no Médio Oriente, em filmagens. Nos anos 80, iniciou a promoção internacional do seu trabalho com grandes exposições em New York, Los Angeles, Paris, Suíça, Cidade do México, Canadá, Korea, Áustria, Argentina. Hoje, o seu trabalho encontra-se representado em diversas colecções públicas e privadas um pouco por todo o mundo.

Quinn participou em mais de 200 filmes, peças de teatro (com particular sucesso na Broadway) e séries de televisão. Escreveu ainda dois livros de memórias, The Original Sin (1972) ae One Man Tango (1997), assim como uma série de contos que continuam inéditos.

Faleceu a 3 de Junho de 2001, aos 86 anos, em Boston, de cancro.
.
.
ANTÓNIO CAVACO SILVA - Pintura
.
António Cavaco Silva, irmão mais novo do actual Presidente da República, nasceu em Boliqueime em 1947 e faleceu a 22 de Abril de 2010. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Pintor autodidacta, dedica-se também à escrita (“Memórias – Paixão de uma vida”, 2008). Sofre de uma doença degenerativa irreversível (esclerose lateral amiotrófica) e parte da receita da sua actividade de pintor/escritor reverte para instituições de beneficência, entre as quais a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer, e a Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer.
Participou em várias exposições, que recebem frequentemente a visita de Aníbal Cavaco Silva e da mulher, Maria Cavaco Silva, entre as quais: "Memórias do Olhar" (Tavira, Abril de 2007); Centro Social e Comunitário de Vale Silves (Boliqueime, Abril 2008); exposição “Retrospectiva” (Centro Cultural de Cascais, 17 de Junho a 17 de Julho de 2008).
Em Março de 2007, Álvaro Queiroz realizou um filme sobre o pintor António Cavaco Silva, que está no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, na Cinemateca Portuguesa.
A sua última exposição, "Paisagens de Luz" (aguarelas) decorreu em Outubro de 2009, no Hospital da Luz, em Lisboa.
.
.
BOB DYLAN - Pintura
.
Em 1994, o cantor norte-americano Bob Dylan (n. 1941) publicou desenhos de sua autoria no livro Drawn Black. Esses desenhos serviram de base a 200 aguarelas e guaches que expôs 11 anos depois, no Museu de Arte de Chemnitz (cidade do Leste da Alemanha, terra natal de Karl Marx). Ficou a saber-se que Bob Dylan, então com 66 anos, se dedicou ao desenho e à pintura durante quatro décadas, em simultâneo com a actividade musical folk-rock. Ver obra "Auto-retrato".
A exposição em Chemnitz denominava-se “Séries de Desenhos Blank” e a pintura de Dylan caracteriza-se pelas cores vivas e vibrantes.
.
.
DAVID BOWIE – Pintura
.
O músico, cantor e actor britânico David Robert Jones (n. 08/01/1947), David Bowie desde 1966, sempre foi um apaixonado por Arte mas só começou a pintar nos anos 70. Em 2000, criou um site na Internet para promover jovens artistas. Ver a sua obra "Child of Berlin".
.
.

FERNANDO TORDO - Pintura
.
Fernando Travassos Tordo nasceu a 29 de Março de 1948. Pinta desde 1990 mas considera-se “compositor e cantor de profissão". Em Julho de 2008, realizou a sua primeira exposição individual – “O Sol é Azul”, em Oeiras, composta por mais de 200 obras.
Copia pequenas partes de quadros de Picasso, Rothko, Velásquez e Caravaggio, e sobretudo Amadeu Souza-Cardoso, cuja vida e obra admira e estuda. Aprecia igualmente o figurativo e o abstracto.
Para além da pintura, Tordo também se dedica à poesia, tendo um livro publicado: “Quando Não Souberes Copia” (Campo das Letras, 2007)

GAO XINGJIAN - Pintura

O Prémio Nobel da Literatura de 2000, Gao Xingjian, é também pintor, uma faceta que vai recordando com exposições dos seus trabalhos. Em Junho de 2009, aos 69 anos, apresentou 70 trabalhos a tinta-da-china no Museu de Arte Contemporânea de Sintra (ver pinturas 1-2)
Antes do Nobel, o escritor foi obrigado a sair do seu país natal, a China, onde nasceu em 1940, após sofrer a censura, perseguições e até a prisão, acabando por se naturalizar francês.


GUILHERME DE OLIVEIRA MARTINS - Caricatura
.
Guilherme Waldemar Pereira de Oliveira Martins (n. 1952) já foi ministro da Educação (1999-2000) e das Finanças (2001-02), é actualmente (2009) presidente do Centro Nacional de Cultura, desde 2003, e presidente do Tribunal de Contas.

Mestre em Direito, professor universitário, gosta de livros e reuniu ao longo dos anos uma biblioteca que começou por ter apenas 12 volumes e possui hoje 14.000.
Desde jovem que desenha, preferindo as caricaturas.

.
.
GUNTHER GRASS - Pintura

O escritor e Prémio Nobel alemão (n. 1927) também desenha e pinta, tendo realizado exposições em vários países, inclusive Portugal.
.

JIM MORRISON – Desenho
.
James Douglas Morrison (1943-1971), vocalista dos Doors, era um admirador do expressionismo abstracto e realizou alguns desenhos inspirados na obra de Jackson Pollock.

JOSÉ VIANA – Pintura
.
José Maria Viana Dionísio nasceu em Lisboa a 6 de Dezembro de 1922. Desenhava e pintava desde criança e entrou para o teatro como figurinista e cenógrafo.
Estreou-se nas exposições em 1947, na famosa Exposição Geral de Artes Plásticas da Sociedade Nacional de Belas Artes. Em 1955, expôs trabalhos seus em Benguela, Lobito e Luanda. Acabou por seguir a carreira de actor, tornando-se popular pelas suas interpretações no teatro de revista, cinema e televisão. “Pintor às vezes” (Natália Correia), só no final dos anos 80 realizou a sua primeira exposição individual (Galeria Fonte Nova, Lisboa, 1987), após deixar o teatro. Dedicou-se principalmente à pintura até à morte, em 08 de Janeiro de 2003, num acidente de viação.
.
.
LUÍS AMADO – Escultura

Em 2008, durante a visita da comitiva presidencial ao local de baptismo de Jesus Cristo, na Jordânia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, confessou que, sempre que visitava locais históricos, levava uma pedra para fazer uma escultura. “Tenho trazido pedras de todos os sítios históricos importantes onde vou, incluindo as pirâmides do Egipto.” (Diário de Notícias, 18/02/2008).

Luís Filipe Marques Amado nasceu a 17 de Setembro de 1953. Formado em economia pela Universidade Técnica de Lisboa, foi secretário de Estado de 1995 a 2002 e é Ministro desde 2005.

NUNO ROGEIRO - Desenho / ilustração
.
Os amigos sabiam do seu talento para o desenho e desafiaram-no para realizar uma exposição. Acabou por revelar publicamente a sua tendência para o desenho através das ilustrações que fez para o seu primeiro livro, “As Aventuras de Miguel” (Gradiva), a caneta de feltro e tinta-da-china.
Nuno Rogeiro nasceu em 1958. Formado em Direito, é jornalista e professor universitário.



PAL SARKOZY - Pintura
.
Pai de Nicolas Sarkozy, Presidente da República Francesa, Pal Sarkozy Nagy-Bocsa nasceu em 1928 e descende da nobreza húngara.
Desenha desde criança, quando vivia no castelo da família, a cem quilómetros de Budapeste. Abandonou a Hungria em 1948, fugindo da ditadura estalinista e foi apátrida durante anos. Em Paris, trabalhou em publicidade criativa. Casou quatro vezes e teve cinco filhos.
Em Junho de 2008, aos 80 anos, iniciou a sua carreira artística com uma vistosa
exposição individual em Madrid. Quem tratou do catálogo foi Inés, a sua actual esposa.
.
.
PATTI SMITH - Desenho / pintura / fotografia
.
A estrela-madrinha do punk rock norte americano, Patti Smith, cuja biografia serve de base a um documentário que estreará brevemente ("Patti Smith: Dream of Life" - ver trailer), é igualmente uma pintora e fotógrafa com diversas exposições no seu currículo, para além de poeta e compositora. Entre elas, destaca-se uma importante exposição de desenho, pintura e fotografia na Mitchell Library, integrada no Festival de Artes Visuais Contemporâneas (Glasgow, Escócia, Abril de 2006). Em 2008, expôs na prestigiosa Fundação Cartier, em Paris (“Land 250" – fotografia, desenhos, instalações, filmes, canções e objectos), que lançou quatro livros dedicados à musa da música alternativa norte americana.
Patti Smith conviveu com Allen Ginsberg ou de William S. Burroughts, poetas da "beat generation" cujos ensinamentos a marcaram profundamente, e viveu com o fotógrafo Robert Mapplethorpe – que assinou uma das mais fascinantes fotografias conhecidas da cantora-artista.
.
.
PAUL McCARTNEY - Pintura / escultura
.
James Paul McCartney nasceu em Liverpool a 18 de Junho de 1942. Tornou-se conhecido como membro dos Beatles e foi agraciado com o título de Sir, mas também teve grande sucesso posteriormente, a solo.
Começou a pintar nos anos 80. A sua pintura é, segundo o próprio, muito semelhante à de Willem De Kooning (1904-1997). Apesar de ter nascido em Roterdão, Holanda, De Kooning foi uma figura de proa do expressionismo abstracto americano, exprimindo emoções intensas de forma dinâmica, num equilíbrio entre figurativo e abstracto. Também tem realizado alhumas esculturas em madeira.
.
.

RUI JORDÃO - Pintura
.
Antiga vedeta do Sporting, nos anos 70 e 80, Rui Manuel Trindade Jordão acabou a carreira desportiva em 1989, no Vitória de Setúbal, e dedicou-se a uma velha paixão, a pintura.
Nascido em Benguela (Angola), Rui Manuel Jordão possui nacionalidade portuguesa. Em 2000, concluiu o curso de pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa (SNBAL). Frequentou também o Curso de Modelagem, ministrado pelo escultor Sebastião Quintino, e o atelier livre de pintura, com o pintor Jaime Silva. Participou em várias exposições colectivas na SNBAL (desde 1998 até 2001), Banco de Portugal, Bienal de Amarante /3º Prémio Amadeu de Sousa Cardoso, Galeria Magia e Imagem (Lisboa), Bienal do Montijo, Casa do Marquês (Algés), Galeria Municipal de Óbidos (2002),
Museu do Vinho da Bairrada (Anadia, 2008).
Em 2000, realizou a sua primeira exposição individual na Casa do Marquês (Algés). É fundador do grupo Metamorfosis.
.
.
VLADIMIR PUTIN - Pintura
.
Em 2008, várias celebridades russas foram convidadas a realizar obras artísticas para serem leiloadas em São Petersburgo, em Janeiro de 2009, a favor de obras sociais.
O quadro intitulado "Arabesco", do ex-Presidente e actual Primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin tornou-se, nesse leilão, o quadro mais caro jamais vendido no país: 827 mil euros. Foi adquirido por uma galeria de arte.
.

Vladimir Putin nasceu em São Petersburgo a 7 de Outubro de 1952 e terá sido a primeira vez que pintou um quadro.

Sem comentários: