Começou a ARTIS VIII - Festa das Artes e Ideias de Seia.
(Visitar blog da ARTIS 8 / ver imagens da montagem da exposição na Casa Municipal da Cultura)
(Ver reportagem em turiviajar.tv.)
.
Na cerimónia de abertura, Mário Jorge Branquinho apresentou a ARTIS 8, em nome da Associação de Arte e Imagem de Seia e da Empresa Municipal de Cultura e Recreio. De seguida, apresentei um dos homenageados, o pintor Luiz Morgadinho (ler texto). Mário Jorge Branquinho apresentou depois o fotógrafo António Correia e leu uma mensagem de Angelina Barbosa, que trabalhou cerca de 20 anos com o fotógrafo senense no Parque Natural da Serra da Estrela (ler estes textos).
.
Ambos os homenageados receberam lembranças da Associação dos artistas senenses e da Câmara Municipal de Seia, estas últimas entregues pelo seu vice-presidente, Carlos Filipe Camelo.
.
Após as homenagens, decorreu um concerto com o guitarrista Joel Xavier, que interpretou temas do seu último projecto, "Saravá" (de fusão entre o jazz e os ritmos afro-brasileiros), acompanhado por Marcos Brito (baixo) e Milton Batera (bateria).
A ARTIS VIII oferece quatro exposições em vários locais da cidade. A exposição de pintura e escultura reune obras de 27 artistas no foyer do cineteatro - Casa Municipal da Cultura. No Palácio da Justiça, encontra-se patente a exposição de obras de 21 fotógrafos. Nos Paços do Concelho, encontra-se patente uma selecção de fotos de António Correia, um dos homenageados nesta edição da ARTIS. O outro homenageado, Luiz Morgadinho, expôs individualmente na galeria de exposições temporárias do Posto de Turismo de Seia. Refira-se que a quase totalidade destes artistas são naturais do concelho ou possuem fortes ligações a Seia (através de familiares próximos, residência em Seia há largos anos, local de trabalho no concelho, etc.).
Aqui ficam algumas imagens:
Sem comentários:
Enviar um comentário