segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Encontros de Arte'93

São Romão e Seia nos roteiros da arte contemporânea nacional

Entre Novembro de 1992 e Março de 1994, decorreram os Encontros de Arte’93, promovidos pela Escola Evaristo Nogueira, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (1), Governo Civil da Guarda, Casa-Museu Tavares Correia/Fundação Tavares Correia e D. Lúcia Mota Veiga, Câmara Municipal de Seia (2), Junta de Freguesia de São Romão, Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa, Fundação da Juventude - Porto, Escola de Artes de Coimbra (ARCA-ETAC), Associação Artística de Gondomar, Associação de Artistas da Amadora e Associação Nacional dos Artistas Plásticos, entre outros.

Os Encontros de Arte’93 representaram uma viragem nas artes e nas rotinas culturais locais. Uma das suas particularidades foi o recurso a exposições itinerantes, mostradas sobretudo em Seia e São Romão, mas também no concelho vizinho de Gouveia, no Porto e em Lisboa.

Outra particularidade dos Encontros de Arte’93 foi a origem e o centro da iniciativa, que irradiou de um estabelecimento de ensino semi-particular fundado em 1991 por Manuel de Almeida Sousa e António Eduardo Santos Mendes, a Escola Evaristo Nogueira, integrando-se na dinâmica cultural imprimida sobretudo nos seus primeiros anos de existência.

Imagem actual da Escola Evaristo Nogueira
.
A 31 de Janeiro de 1994, em jeito de balanço do ano de 1993, publicava-se no jornal Porta da Estrela: “Da Escola Evaristo Nogueira, em S. Romão, continuam a sair provas de que a iniciativa privada resulta mais produtiva que a pública. Os Encontros de Arte’93 revelaram-se como a grande iniciativa cultural do concelho de Seia, estando, por isso, de parabéns este Estabelecimento de Ensino, nomeadamente o seu Director Pedagógico, Dr. Almeida Sousa e o Pintor Sérgio Reis. Cabe, no entanto, aqui, uma referência a um dos pontos altos dos Encontros – o Prémio Nacional de Pintura Tavares Correia.”

De todas as iniciativas realizadas no âmbito dos Encontros de Arte’93, a que gosto mais de recordar é o Concurso Nacional de Pintura/Prémio Tavares Correia, pela qualidade atingida e alcance inimaginável do concurso (na dinâmica cultura local e até na carreira de muitos artistas participantes, distinguidos ou não), novos conhecimentos e vivências que me proporcionou. No entanto, a iniciativa que ilustra melhor o ritmo de trabalho e as dificuldades sentidas foi, sem dúvida, a Arte de Vestir/Passagem de Modelos – Moda’93. Após a impossibilidade de seguir o plano inicial, dado o elevado custo dos manequins profissionais contactados, recorreu-se à “prata da casa”, que fez maravilhas. Quase todo o evento decorreu sob chuva miudinha, ao ar livre, mas nenhum “manequim” escorregou, nenhuma “ginasta” se desequilibrou, nem o sistema de som avariou, nenhum cantor enrouqueceu, … e a multidão só debandou com a forte chuvada que se abateu sobre o recinto, já no final.


Exposição Internacional de Desenho em Seia, Abril e Maio de 1993

AS EXPOSIÇÕES (3)

A primeira exposição internacional de Arte Postal em Seia, decorreu no Hotel Camelo em Novembro de 1992, aproveitando a realização do 3º Encontro de Coordenação do Intercâmbio Luso-Espanhol. Nesta exposição, participaram 34 artistas de 9 países (Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Portugal e EUA). Após o encerramento no Hotel Camelo, a exposição ficou patente na Biblioteca da Escola Evaristo Nogueira até ao final do ano.


A Exposição Internacional de Desenho foi inaugurada a 23 de Abril na Biblioteca Municipal de Seia, tendo sido posteriormente mostrada em S. Romão (entre 7 e 16 de Maio) e no Salão Nobre da Câmara Municipal de Gouveia (entre 21 e 31 de Maio). A exposição constava de 68 trabalhos de 34 artistas portugueses, brasileiros, argentinos, norte-americanos, britânicos e alemães.




Inauguração da Exposição Internacional de Desenho em São Romão (7 de Maio de 1993)




Exposição Internacional de Desenho em Gouveia (21 a 31 de Maio de 1993)

A Exposição Luso-Brasileira de Fotografia e Diapositivo decorreu entre 4 e 12 de Outubro, no Salão dos Bombeiros Voluntários de São Romão. Foram expostas 62 fotografias de 24 fotógrafos, alguns deles com currículo internacional. Os diapositivos podiam ser vistos numa câmara escura colocada ao fundo da sala. Paralelamente, decorreu uma mostra de máquinas fotográficas antigas, cedidas pelos Estúdios Visor (S. Romão), Estúdios Cryna (Seia e S. Romão) e diversos particulares. A exposição foi depois mostrada em Seia, na sala de exposições da Biblioteca Municipal, entre 16 e 24 de Outubro.
.



O maior evento dos Encontros de Arte’93 foi a Exposição Nacional de Pintura/Prémio Tavares Correia, inaugurada em Seia em 20 de Novembro de 1993 e posteriormente levada ao Porto (Fundação da Juventude, Janeiro de 1994) e a Lisboa (Casa do Concelho de Gouveia, de 18 de Fevereiro a 4 de Março de 1994).
.


Esta última exposição coincidiu com a abertura da Lisboa’94 – Capital Europeia da Cultura e foi inaugurada com uma grande festa. A iniciativa senense foi muito acarinhada pela Casa do Concelho de Gouveia, na pessoa do seu Presidente à época, Álvaro Silva. A Câmara Municipal de Lisboa enviou o seu vereador da Cultura à inauguração e, dias depois, a exposição foi visitada pela Governadora Civil de Lisboa.

Exposição Nacional de Pintura/Prémio Tavares Correia em Seia (20 de Novembro a 12 de Dezembro de 1993)

Para acolher todos os trabalhos concorrentes ao Prémio, 60 pinturas de 37 artistas portugueses, a exposição decorreu no salão dos Bombeiros Voluntários de Seia. No Porto e em Lisboa, devido ao espaço disponível para exposição, foram apenas mostradas 26 dessas obras, seleccionadas pelo júri que também atribuiu os prémios.

OUTRAS ACTIVIDADES

Integradas nos Encontros de Arte’93, foram ainda realizadas:

- Exposição de Pintura dos Professores da Escola Evaristo Nogueira, em Novembro de 1992, no Hotel Camelo, Seia, e em Dezembro de 1992, em São Romão.

- A Arte de Vestir/Passagem de Modelos Moda’93, realizada ao ar livre, em Junho, na Escola Evaristo Nogueira, com o apoio da marca Irsil e de diversas casas comerciais de pronto-a-vestir e calçado de São Romão, Seia e Oliveira do Hospital. Os penteados foram todos elaborados pela cabeleireira Esperança, de São Romão. Apesar da chuva miudinha, uma verdadeira multidão assistiu à passagem de modelos organizada por Fátima Oliveira, Cristina Lopes e Adelina Silva, à actuação do Grupo de Ginástica Rítmica da EEN e do trio musical “Sons da Noite”.

- Homenagem a Tavares Correia, em 27 de Novembro de 1993, na Escola Evaristo Nogueira, na entrega de prémios do concurso nacional de pintura. Para além da direcção e pessoal docente da Escola Evaristo Nogueira, e do Mestre Tavares Correia, estiveram presentes inúmeros artistas, o Dr. Santos Pinto em representação do Ateneu Casapiano / Museu Luz Soriano e o presidente da Junta de Freguesia de São Romão, Hortênsio Páscoa.

- Exposição de trabalhos de alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária De Mafra, integrada na Exposição Nacional de Pintura (Seia, Novembro e Dezembro de 1993) : Carlos Simões (Torres Vedras, 1977); Hugo Canoilas (Lisboa, 1977); Rui Bunacho (Lisboa, 1977).

- Encontro/convívio de artistas participantes na Exposição Nacional de Pintura, no bar Cova da Moura, Senhora do Desterro, a 27 de Novembro de 1993.

- Ciclo de Cinema Português, em Junho, na Escola Evaristo Nogueira.

- Exposição de Pintura de Hugo Canoilas, no Salão dos Bombeiros Voluntários de S. Romão, de 12 a 26 de Fevereiro de 1994. Foi a primeira exposição individual de Hugo Canoilas, um artista português cada vez mais reconhecido no estrangeiro. Então um jovem artista, aluno do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária de Mafra, Canoilas participara numa pequena exposição colectiva paralela à exposição nacional de pintura/Prémio Tavares Correia.

- Atelier de fotografia e técnicas de revelação, dinamizado por Carlos Nabais, fotógrafo e professor da EEN.


CONCURSOS E PREMIADOS

As exposições de fotografia e de pintura partiram da realização de concursos, o primeiro destinado a fotógrafos amadores e profissionais portugueses e brasileiros, o segundo a pintores nacionais. Para saber mais sobre estes artistas, é favor clicar na hiperligação respectiva.
.



No concurso luso-brasileiro de fotografia, com 37 fotografias de 24 fotógrafos a concurso, o júri constituído por Clara Fazenda, Manuel Sousa, Ricardo Cruz Correia e Sérgio Reis, decidiu premiar os fotógrafos Cibele Aragão (São Paulo, Brasil), Fernando Moreira (Lisboa) e Paulo Mendonça (Seia). O aluno da EEN e membro do Clube de Fotografia, Ângelo, recebeu um prémio especial na categoria de fotografia a p/b.

Cibele Aragão (1º prémio na categoria de fotografia a p/b) é natural de Santo André - São Paulo. Repórter fotográfica dos sindicatos brasileiros da região do ABC, da revista Aliás – Indústrias Maxion e da agência N&A Imagem, trabalhava então para a agência 35mm. Dirigiu a revista Foton Imagem até 1990.

Fernando Moreira nasceu em Oeiras em 1962, reside em Lisboa e pode ser visitado no seu site, reflexosonline.

Paulo Mendonça nasceu em Gouveia em 1974 e reside actualmente em Seia. Engenheiro Civil, trabalha na Câmara Municipal de Seia, dedicando-se à fotografia nas horas vagas. Participou na ARTIS V, VI, 7 e 8 (2006 a 2009).

Antonino de Resende Jorge, Sérgio Reis, Coelho dos Santos, Rui Costa e João Carlos Ferreira (EEN)


Santos Pinto, Manuel Sousa, Hortênsio Páscoa, Irene Gomes e Sérgio Reis, na entrega de prémios.

No concurso nacional de pintura – Prémio Tavares Correia, o júri constituído por José Coelho dos Santos (doutorado em História da Arte e professor da Escola Superior de Belas Artes do Porto), Antonino de Resende Jorge (professor na Escola Superior de Artes e Design), Rui Costa (Pintor) e Sérgio Reis, deliberaram por unanimidade distinguir e premiar os seguintes artistas:

Henrique do Vale (Porto) - vencedor do Prémio Tavares Correia, no valor de 200 mil escudos (1000 euros), com o quadro “Nice”.

Ana Pimentel (Ermesinde) – Menção Honrosa no Prémio Tavares Correia, com a obra “Profanação” e Troféu Artista Jovem;

Graça Tavares (Espinho) – Menção Honrosa no Prémio Tavares Correia, obra s/título;

Irene Gomes (Batalha) – Menção Honrosa no Prémio Tavares Correia, com a obra “Prelúdio de Uma Descoberta”

Aurélio Mesquita (Gondomar) – Troféu das Técnicas / Óleo, com a obra “Atmosfera”;

Jaime Baptista (Vila Nova de Gaia) – Troféu das Técnicas / Técnica Mista, com a obra “Êxtase”;

Stela Barreto (Portimão) – Troféu das Técnicas / Acrílico, obra “Erótico – Fantasmagoria - AIDS;

O Troféu do Público, atribuído por votação dos visitantes, distinguiu o artista senense residente no Estoril, Luís Flávio (Lorato). Em 2º lugar ficou a artista senense Ana Carvalhal.

Henrique do Vale, vencedor do Prémio Tavares Correia


Jornal de Santa Marinha Nº20, 01/12/1993


ARTISTAS PARTICIPANTES

No conjunto das exposições e actividades paralelas, participaram nos Encontros de Arte’93 cento e doze artistas, maioritariamente portugueses e brasileiros e, em menor número, de outros países europeus (Espanha, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica, Itália) e EUA.

1ª Exposição Internacional de Arte Postal (4): Edgardo-Antonio Vigo (Argentina); Edith Van Hoff (Bélgica); Luce Fierens (Bélgica); Cícera Lopes da Silva (Brasil); João Vieira (Brasil); José Roberto Barreto (Brasil); Liliane Pires dos Santos (Brasil); Martha Lacerda (Brasil); Neli Vieira (Brasil); Silvia Vasconcelos (Brasil); Vera Lucia Duarte (Brasil); Antonio Gomez (Espanha); Jean-Pierre Naud (França); John Upton (Escócia, Grã-Bretanha); Vittorio Bacelli (Itália); Amadeu Escórcio (Queluz, Portugal); Ana Silva (Oliveira do Hospital); Ana Cristina Martinho (Oliveira do Hospital); António Cura (Oliveira do Hospital); António Franco (Oliveira do Hospital); Fernando Aguiar (Lisboa); Henrique Faria (Amadora); Jaime Baptista (Vila Nova de Gaia); José Belém (Évora); Luís Miranda (Oliveira do Hospital); Nuno Gomes (Oliveira do Hospital); Rui Pedro Loureiro (Oliveira do Hospital); Sérgio Reis (Seia); Sofia Alexandra (Oliveira do Hospital); Teresa Nunes (Oliveira do Hospital); Vanda (Oliveira do Hospital); Arte A La Carte (Avon, EUA); Claudine Barbot (Nova Iorque, EUA); Gerard Barbot (Nova Iorque, EUA).

Exposição Internacional de Desenho: Alfredo Figueiredo (Rio Tinto); Cícera Lopes (São Paulo, Brasil); Corceiro (Amadora); Edgardo António Vigo (Buenos Aires, Argentina); Fátima Oliveira (Seia); Fernando Pereira Gonçalves (Gouveia); Gerard Barbot (Nova Iorque, EUA); Henrique do Vale (Porto); Henrique Faria (Amadora); Humberto Cruz / Ricardo Correia (Gouveia); Jaime Baptista (Vila Nova de Gaia); João Carlos Ferreira (Seia); João Ribeiro (Oliveira do Hospital); Joel Gouveia (Porto); John Upton (Droghorn, Escócia); Jorge Coutinho (Porto); Liliane Pires dos Santos (Santo André, Brasil); Constantino Vitorino (Alenquer); Marcos Lemes (São Paulo, Brasil); Mário Vilaça (Baião); Martha Lacerda (São Paulo, Brasil); Melchíades Barreto (Santo André, Brasil); Michael Fox (Alemanha); Neli Vieira (Santa Catarina, Brasil); Nelson Marinho (Aveiro); Pais Garcia (Lisboa); Paulo Rocha (Porto); Sérgio Reis (Seia); Sílvia Carreira (Porto); Sílvia Vasconcelos (Santo André, Brasil); Susana Silva (Lisboa); Tavares Correia (Seia); Vera Lúcia Duarte (Brasil); Wilson Souza (Paraná, Brasil).

Exposição de Fotografia e Diapositivo: Adelino Pinto (Seia); Alfredo Figueiredo (Porto); Ângelo (São Romão); Américo Pinto (Seia); António Júlio Vaz Saraiva (Seia); Carlos Nabais (Gouveia); Cibele Aragão (São Paulo, Brasil); Fernando Moreira (Lisboa); Ivon Picolli (São Paulo, Brasil); João Carlos Ferreira (Seia); Joaquim Paixão (Seia); Jorge Cruz (São Romão); José Carlos Calado (Seia); J. Seafree (Espanha); Luciana Molisani (São Paulo, Brasil); Luís Carreira (Lisboa); Marco (São Romão); Marcos Lemes (Brasil); Miguel Moreira (São Romão); Norberto Pires de Almeida (Oliveira do Hospital); Paulo Calado (Seia); Paulo Mendonça (Seia); Paulo Sousa (Porto); Sérgio Reis (extra-concurso/membro do júri); Sílvia Carreira (Porto); Simão (São Romão); Theo Breuer (Alemanha); Wilson Souza (Paraná, Brasil).

Exposição Nacional de Pintura/Prémio Tavares Correia: Alexandra Grave (Évora); Ana Carrasqueiro (Algueirão); Ana Carvalhal (Seia); Ana Pimentel (Ermesinde); Aurélio Mesquita (Gondomar); Corceiro (Amadora): Dmingos Mateus (Maia); Graça Brito (Oliveira do Hospital); Graça Tavares (Espinho); Henrique do Vale (Porto); Irene Gomes (Batalha); Isabel Tostão (Porto); Jaime Baptista (Vila Nova de Gaia); João Rui (Coimbra); José Fonte (Penacova); Linda Correia (Rio Tinto); Lígia Baptista (Coimbra); Luís Conde (Mafra); Luísa Garcia (Vila Nova de Gaia); Luís Flávio (Estoril); Marília Estriga (Lisboa); Margarida Leão (Porto); Matos Cardoso (Lisboa); António Ménagé (Seia); Mena Leão (Porto); Pais Garcia (Lisboa); Pimenta Nunes (Coimbra); Raquel Baptista (Lisboa); Raul Ribeiro (Vila Nova de Gaia); Ricardo Cruz Correia (Gouveia); Rita Paz (Coimbra); Sanclair (Porto); Sandra Correia (Coimbra); Sérgio Reis (Seia – extra-concurso/membro do júri); Sílvia Carreira (Porto); Stela Barreto (Portimão). Alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Sec. de Mafra (só na exposição em Seia): Carlos Simões; Hugo Canoilas; Rui Bunacho.

Sérgio Reis


(1) – Na altura, não existia Ministério da Cultura mas apenas Secretaria de Estado da Cultura, liderada por Pedro Santana Lopes. O sub-secretário de Estado era Manuel Frexes, actual Presidente da Câmara Municipal do Fundão. A Delegação do Centro da SEC concedeu um apoio financeiro simbólico, mesmo considerando o âmbito alargado do projecto e a sua importância cultural local.
(2) - O Presidente da Câmara Municipal de Seia era Jorge Correia, no seu último ano à frente da edilidade senense. O Governador Civil da Guarda era Rui Proença Correia Dias. O Presidente da Junta de Freguesia de São Romão era Hortênsio Páscoa.
(3) – Resumo adaptado do meu artigo “Encontros de Arte’93: S. Romão e Seia nos roteiros da arte contemporânea nacional - Após o encerramento da exposição nacional de pintura/Prémio Tavares Correia em Lisboa, faz-se o balanço dos Encontros de Arte’93”, publicado no jornal Porta da Estrela Nº 358, 10 de Abril de 1994.
(4) - A 2ª Exposição Internacional de Arte Postal da EEN realizou-se em Abril de 1994, no Salão dos Bombeiros Voluntários de São Romão.



Sem comentários: